Ampliando a visão Tática e Operacional !

O Mapeamento de Processos Empresariais – MPE é o mais poderoso aliado na modelagem, análise, documentação e aperfeiçoamento de processos empresariais. Através do MPE será possível documentar com clareza fatores importantes como, por exemplo, as atividades necessárias, como são executadas e de que recursos necessitam. Isso apresenta uma visão clara e integrada de como a sua empresa opera, desde modelos de fluxos de trabalhos de pequenos departamentos até diagramas hierárquicos complexos. E se você estiver desenvolvendo ou adquirindo algum software, os modelos de processos criados através do Mapeamento de Processos Empresariais, servem como excelente documentação de requisitos, ajudando a garantir que seus investimentos em informatização atendam às necessidades da sua empresa.

MAPEAR PARA MODIFICAR


O mundo empresarial já entendeu que não há mais espaço para o ditado “Em time que está ganhando não se mexe”. No cenário dos negócios isso não acontece porque uma empresa que hoje é líder, não permanece assim por muito tempo se “ficar parada”, ou seja, não promover ações que venham a melhorar a sua qualidade, sua produtividade e sua posição no mercado.

O ditado ilustra bem a relação entre o esporte e o mundo empresarial. Nas competições esportivas temos uma visão mais clara da importância do aprimoramento constante, um exemplo pode impulsionar aqueles que pensam em replanejar suas organizações: “Se alguém sai em segundo lugar numa corrida e age exatamente como quem está à sua frente, no máximo garantirá um segundo lugar.”

Toda empresa transforma matéria-prima em produtos acabados através de uma massa complicada de funções ou atividades e processos de negócios inter-relacionados. Em grande parte, o sucesso ou o fracasso de uma companhia depende de sua habilidade em identificar, desenhar e executar atividades apropriadas, melhor do que a concorrência pode fazer. Portanto, os processos estão no coração de sua organização. As organizações necessitam gerir seus processos de forma integrada, dentro do conceito de processos clientes/ fornecedores, assegurando, assim, que todos os seus esforços estejam orientados para o atendimento de seus objetivos e principalmente atender as necessidades dos clientes. Chamamos este trabalho de “Mapeamento de Processos Empresariais”, que faz parte dos serviços oferecidos pelo Grupo Templo.

Entenda sua Empresa a partir de múltiplas perspectivas

O MPE – Mapeamento de Processos Empresariais permite a modelagem de funções e fluxos de trabalho, integrando duas perspectivas empresariais básicas para atender às necessidades tanto dos analistas empresariais quanto dos tecnólogos. Com a modelagem de funções você pode analisar sistematicamente sua empresa, concentrando-se nas tarefas(funções) que são realizadas com regularidade, nos controles que existem para garantir que elas sejam executadas corretamente, nos recursos necessários à realização da tarefa, nas conseqüências de uma tarefa e nas entradas (matéria-prima) sobre as quais a tarefa opera. A Modelagem do fluxo de trabalho concentra-se em um determinado processo, analisando as tarefas individuais envolvidas e as decisões que afetam seu andamento.

Analise a Relação de Custo e Desempenho

O MPE – Mapeamento de Processos Empresariais oferece suporte para o levantamento de custos das Atividades (ABC – Activity Based Costing) e é otimizado para análise de processos. Este poderoso recurso permite saber com precisão o custo de cada Atividade e de toda sua cadeia produtiva de forma automatizada.

Através de diversos relatórios após a modelagem, será muito mais fácil a implementação de uma estratégia de gerenciamento com base na atividade da empresa.

O Mapeamento, Análise e Melhoria de Processos promovem a maximização da qualidade e produtividade dos processos, ou seja, a potencialização de resultados e racionalização da utilização de recursos (tecnologia da informação, pessoas, dinheiro, etc.) na execução das atividades que compõem o processo.

Com base na Visão por Processos da empresa, no estabelecimento das metas e regras de negócio, efetua a análise de disfunções, objetivando a melhoria localizada do processo (quick wins) ou redesenho com conseqüente melhoria da cadeia de processos.

Esse serviço faz com que a empresa esteja apta a gerenciar mudanças com agilidade e segurança, aumentando o desempenho da organização.

Benefícios:
  • Agilidade no gerenciamento de mudanças
  • Racionalizar o fluxo das informações
  • Oportunidades para redução do lead time
  • Produtividade, Minimizar atrasos
  • Maximizar o uso de recursos, Oportunidades para redução de custos
  • Maior compreensão da empresa, Identificar papéis e responsabilidades
  • Definir pontos de controle (Milestones)
  • Melhoria da Qualidade
  • Eliminar processos e atividades redundantes e que não agregam valor
  • Maior foco na satisfação dos clientes interno e externo

Produtos:

» As Is (como está)
» Análise das Disfunções
» Should Be (como deve ser)
» Indicadores de Desempenho
» Estratégias de Transformação